Bem-vindo a Página Principal A Teoria da Fraude

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Teoria da Fraude

Teoria da Fraude

Com o surgimento da economia a ocorrencia de fraude nos investimentos e nos negócios nasceram com vários tipo de fraudes, armadilhas e sistemas para roubar ou prejudicar o próximo. Com o surgimento da tecnológia e sua expansão, também estes sistemas evoluíram.

Os principais problemas dentro das companhias acontecem por conta de ações de funcionários ou ex-funcionários insatisfeitos, que estejam agindo de maneira a prejudicar as operações, por meio de difamações e injúrias via e-mail e o envio de informações privilegiadas para concorrentes, sendo que o roubo de informações também pode acontecer com a utilização de celulares, um dispositivo que parece bastante inocente, por meio de fotos que são enviadas ao concorrentes.

Como acontece com a maioria dos crimes, as fraudes podem ser explicadas pela coexistência de três fatores primários:

  1. A existência de golpistas motivados.

  2. A disponibilidade de vítimas adequadas e vulneráveis.

  3. A ausência de "guardas" ou controladores eficazes.

O elemento básico da construção de uma fraude é a ganancia das pessoas que desejam ganhar muito dinheiro, ou outras vantagens, sem os esforços e os riscos necessários para a contrução de um empreendimento. Sendo que infelizmente esta realidade não existe, a não ser para os ganhadores de loterias.

Uma exceção são as fraudes tecnológicas onde os beneficios são os poucos conhecimentos técnicos do cidadão médio. Um caso comum são as fraudes pela internet, onde se rouba dados sigilosos dos usuários de computador conectados a grande rede de computadores, com o fim de usá-los em fraudes ou roubos, se a proveitando do pouco conhecimento tecnológico das mesmas ou de outras armadilhas tecnológicas. Outro exemplo são fraudes envolvendo cartões de crédito.

Em resumo, as principais elementos usados pelo fraudadores são:

  1. Ganância e Vontade de fazer "Dinheiro Fácil".

  2. Ignorância (Tecnológica, Operacional, Legal, Comercial etc.).

  3. Gostinho do "Iegal" e do "Proibido".

  4. Gostinho do "Misterioso" e do "Exclusivo" ou "Inédito".

  5. Irracionalidade e tendência a negar as evidências para perseguir um sonho.

  6. Ingenuidade, Credulidade e Escassa Atenção.

  7. Necessidade e Outras Pressões/Urgências.

Todas as fraudes são basedas no aproveitamento sem escrúpulos de uma ou mais destas freqüentes "características" humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário